Em audiência pública realizada no dia 14/01/2020, terça-feira, diretores do SINSERPU – JF reivindicaram um posicionamento mais firme por parte dos vereadores e administração municipal na incansável luta para a efetivação do plano de cargos e carreiras dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
O evento contou com a participação de diversos Agentes de Saúde e também com a presença de Agentes de Combate a Endemias (ACE), estes por sua vez, já detêm plano de cargos e carreira – uma conquista do passado realizada em conjunto entre categoria e SINSERPU -JF.
Histórico
Em 2016 o sindicato não apenas se conteve em cobrar da administração municipal um posicionamento na efetivação dos planos e cargos dos (ACS), única categoria no quadro da PJF sem o benefício. Sendo assim, elaborou e apresentou um esboço do plano de carreiras da categoria aos gestores da época. Porém, infelizmente, não houve naquele momento nenhuma vontade política por parte dos administradores municipais em retirar do papel o plano criado em parceria com a categoria e aplicá-lo.
Neste ano de 2020 o SINSERPU – JF em negociação salarial, mesmo com toda a conturbação política e econômica vivida em nosso país, conseguiu fazer com que a PJF cumpra e aplique o piso salarial da categoria (R$ 1460,34), além das reposições inflacionárias relativas a todos os servidores públicos municipais, IPCA (s). Percebendo em seus salários a partir de Janeiro, piso salarial, mais 4,31% e em Dezembro mais 3,75%. Permitindo assim que os ACS e ACE (s), ao longo de 2020, obtenham três vencimentos em seus salários.
Polêmica
Representante do SINDACE e seu departamento jurídico expõem que os trabalhadores objetivam migrar de sua condição de Celetista para a de Estatutário. O SINSERPU- JF não se opõe a nenhuma vontade da classe trabalhadora, mas não aceita como o tema está sendo abordado. Tal ação tem que ser proposta em uma grande assembléia conjunta, na qual os trabalhadores – e somente eles – é que poderão decidir sobre seus regimes de contratação.
Resposta aos vereadores
Aproveitando a Audiência Pública em que se encontravam diversos servidores municipais, em especial ACS e ACE(s), diretores do sindicato cobraram uma postura da Câmara em reparação a infeliz fala feita pelo vereador KENEDY e ecoada por outros vereadores. Para aqueles que não souberam do ocorrido, de forma resumida, KENEDY ofende trabalhadores da PJF, chamando – os de “vagabundos”. Abaixo temos o link com um resumo dos fatos. Quem quiser assistir os vídeos na íntegra basta acessar os links.
Link completo: fala ofensiva do vereador Kennedy
https://www.youtube.com/watch?v=WyWmW36KPMo
Link completo: diretores do sindicato exigindo reparação.
https://www.youtube.com/watch?v=hkZslfjzAew
Link com o resumo de toda a situação.
https://www.youtube.com/watch?v=bpTN3xOebQ0
Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]
O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]
A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!