Com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), servidores do CAPS AD III (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III) estenderam na unidade uma faixa que ao mesmo tempo que resume o estado de espírito dos trabalhadores é um pedido de socorro: “Saúde Mental: Reabilitando Usuários, Adoecendo Profissionais”. Os servidores estão no limite e pedem mudanças no sistema de trabalho. Segundo eles, ouvidos pelo Sindicato na tarde desta segunda-feira (17 de agosto), a demanda de atendimento é muito grande, há uma sobrecarga de atividades que gera um alto nível de stress e riscos. O resultado é que nos últimos dois anos nada menos que 24 profissionais adoeceram (e foram afastadas) ou pediram transferência da unidade. As que ficaram não querem seguir o mesmo caminho e reivindicam à Secretaria Municipal de Saúde algo simples, que pode ser a solução: trabalhar no sistema de plantonista, no regime de 12 por 36 horas.
Os argumentos para essa reivindicação são fortes: em regime de plantão forma-se uma equipe multiprofissional (com psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais), que, por definição da própria criação dos CAPS, é o sistema ideal. Do jeito que funciona hoje nem sempre, nas 24 horas diárias de funcionamento da unidade, é possível encontrar os quatro tipos de profissionais.
A diretora de Saúde do SINSERPU-JF, Deise da Silva Medeiros, participou do protesto silencioso desta segunda-feira e colocou o Sindicato à disposição das servidoras. “Já solicitamos ao secretário municipal de Saúde uma reunião e vamos entregar a ele um documento, elaborado pelos servidores com as reivindicações do setor. Entendemos que esse sistema de plantão reivindicado trará benefícios para todos, os trabalhadores, os usuários e o próprio sistema. É nítido o desgaste de todos com o modelo atual”, avaliou a sindicalista.
Diretores do SINSERPU-JF continuam no trabalho de orientação aos servidores sobre a redução da jornada de [...]
Os diretores do SINSERPU-JF Adenilson Reginaldo ‘Zé Neguinho” (Social, Raça e Gênero) e Denise Medeiros (Administrativa) [...]
No Dia Mundial da Saúde, celebramos também o PILATES, um método de exercícios desenvolvido pelo cientista [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!