Notícias


Assistentes Sociais 12.4.23 1
14/04/2023

Assistentes sociais do município protestam contra morosidade da Prefeitura no atendimento às demandas

Cansadas de esperar por uma resposta da Prefeitura sobre demandas históricas, as assistentes sociais do município estão se mobilizando para promover manifestações e atos públicos, no intuito de serem atendidas pela Administração Municipal. As reivindicações são basicamente três, oficializadas em Assembleia no SINSERPU-JF no início de fevereiro: a jornada de 30 horas semanais, conforme prevê a Lei Federal 12.317/2010; o acompanhamento pela categoria da elaboração do novo Plano de Cargos do funcionalismo, e uma adequação da definição das atribuições do assistente social conforme a regulamentação da profissão. Essas demandas foram levadas ao secretário municipal de Recursos Humanos, Rogério Freitas, em reunião no dia 9 de fevereiro. Porém, após essa data não houve nenhum avanço, nem mesmo a anunciada marcação de um novo encontro.

Na última quarta-feira (12 de abril), as assistentes sociais se reuniram na sede do SINSERPU-JF (fotos) e divulgaram uma carta endereçada à prefeita Margarida Salomão (PT) – que inclusive votou favorável à Lei na época em que exercia o cargo de deputada federal. No documento, entregue a Chefe do Executivo pelo presidente do Sindicato Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva nesta quinta-feira/13 de abril, elas citam o histórico da tentativa de adequação da jornada de trabalho do assistente social à Lei 12.317 (desde dezembro de 2018), reafirmam as características da profissão (com atuação em diversas áreas de políticas sociais), e pedem à prefeita a implementação do direito estabelecido na Legislação. “A garantia de melhores condições de trabalho, a partir da redução da jornada, está diretamente relacionada a melhor assistência à população. Não existe compromisso e cuidado à população sem compromisso e cuidado com o trabalhador que lhe presta assistência”, diz trecho da carta.

Além do apoio do SINSERPU-JF, as assistentes sociais contam com o suporte do CRESS (Conselho Regional de Serviço Social – seccional Juiz de Fora) e buscam respaldo também de agentes políticos e instituições de ensino do setor.


Outras notícias

22/11/2024
Após cobrança do SINSERPU-JF, Prefeitura promete pagar precatórios até 30 de dezembro

Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]

22/11/2024
Servidor do DEMLURB é homenageado na Câmara Municipal de Juiz de Fora

O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]

22/11/2024
CONFETAM/CUT lança Campanha Salarial 2025 dos servidores públicos municipais

A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!