Reunidos em Assembleia, na manhã desta quinta-feira (29 de junho), os profissionais de enfermagem resolveram estender a paralisação das atividades (protesto pela não aplicação do piso salarial da categoria) por mais 24 horas – portanto, também das 7h de sexta-feira (30 de junho) às 7h de sábado (primeiro de julho). Uma nova assembleia, de avaliação e com indicativo de greve, foi marcada para esta sexta-feira (30 de junho), a partir das 10h, no Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal.
Na Assembleia desta quinta-feira os trabalhadores aprovaram também a criação de um “Fórum Municipal pela Aprovação do Piso” (para acompanhar todos os trâmites, coordenar e comunicar ações sobre o tema) e a resolução de “seguir o calendário nacional de mobilização”.
A Assembleia foi conduzida pelo SINSERPU-JF, que tem um amplo histórico de luta pela aplicação do piso dos profissionais de enfermagem. “É uma reivindicação legítima e esse direito já era para estar nos salários. E não vamos sossegar enquanto isso não acontecer”, afirmou o presidente do Sindicato, Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva.
O piso salarial nacional da categoria foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, mas no momento está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, no entender do vice-presidente do SINSERPU-JF, Cosme Nogueira, não deveria competir ao Supremo tal prerrogativa. “Cabe ao STF apenas dizer se as matérias são constitucionais, e não defender empresários da Saúde, que nos últimos anos ficaram ricos explorando o setor. O Supremo, uma ‘República de Togados”, advoga para os patrões”, criticou o sindicalista.
Além dos outros diretores do SINSERPU-JF (Antônio Carlos de Sant’Ana, Fernanda Carvalho, Gustavo Nascimento, Ivan Catarina, Júlio Mendonça e Rozivaldo Gervásio), participaram da assembleia os vereadores Cida Oliveira, Juraci Scheffer e Laiz Perrut (todos do PT) – que garantiram o apoio da Câmara à causa – e representantes da AMETA (Associação dos Servidores Públicos da Saúde de Juiz de Fora) e do SEEMG (Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais).
Para orientar e ajudar as vítimas de assédio sexual, o SINSERPU-JF apoia e divulga a campanha [...]
Hoje, quinta-feira (21 de novembro), a CONFETAM/CUT – entidade da qual o SINSERPU-JF é [...]
Reunidos em Assembleia na noite desta terça-feira (19 de novembro), o Conselho Municipal de [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!