Hoje, 17 de maio, o SINSERPU-JF une-se às celebrações do Dia Internacional Contra a Homofobia, um momento fundamental para reforçar a luta contra o ódio e a discriminação que afetam a comunidade LGBTQIA+. Este dia é um lembrete da necessidade urgente de erradicar a homofobia e construir uma sociedade baseada na tolerância, no respeito e na inclusão. ️
De acordo com Rodrigo do Valle, Diretor de Relações de Trabalho do SINSERPU-JF, a data é significativa, pois marca a retirada da homossexualidade da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990, reconhecendo que a orientação sexual não é uma doença, mas uma condição humana legítima. Ele ressalta a importância desse reconhecimento: “A sociedade tem que nos reconhecer como pessoas, como cidadãos que temos o direito de ser o que somos”, afirma.
Rodrigo destaca a responsabilidade do SINSERPU-JF em criar um ambiente de diálogo e acolhimento para os servidores municipais LGBTQIA+. “Sinto-me bastante responsável, enquanto entidade sindical representante dessa categoria, de criar um ambiente na instituição de diálogo, de conversa, de formação, para acolher os nossos servidores municipais LGBTQIA+. Temos muitos profissionais em todas as secretarias deste público, e eles sofrem perseguições e preconceitos, velados ou não, na máquina pública municipal.”
O Brasil ainda é um dos países que mais mata pessoas LGBTQIA+, especialmente transvestis e transsexuais, que muitas vezes são forçadas à prostituição devido à falta de oportunidades de trabalho digno. Rodrigo enfatiza a necessidade de políticas públicas para proteger essa comunidade: “Precisamos criar políticas públicas municipais, estaduais e nacionais para proteger esse público, para que eles não sejam mortos pelo simples fato de serem quem são. Precisamos debater esse tema nas escolas e na sociedade.”
Comprometido com a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, o sindicato possui uma pasta dedicada à promoção da diversidade e ao combate à homofobia, trabalhando incansavelmente para promover um ambiente de trabalho saudável.
O SINSERPU-JF convida todos a se juntarem a essa causa e a dizerem não à homofobia.
#DiaInternacionalContraaHomofobia #SINSERPUJF #LGBTQIA+ #Igualdade #Respeito #Inclusão #DireitosHumanos #NãoÀHomofobia
Na última quinta-feira (21 de novembro), a Confetam/CUT – entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado [...]
É de conhecimento de todos que o plano vem passando por sérios problemas financeiros tendo seu [...]
Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!