Junho é o mês do Orgulho LBGTQIA+, período em que, no Brasil e em várias partes do mundo, diversos movimentos e passeatas marcam e celebram as relações e as reivindicações por direitos e cidadania por parte da comunidade LGBTQIA+. Para o SINSERPU-JF, as atividades, paradas e eventos culturais, são bastante importantes, mas é necessário avançar na defesa de ações concretas para a inserção da comunidade LBGTQIA+ no mercado de trabalho. “Participei recentemente de um evento, o 5º Encontro Nacional LGBTQIA+ da CUT, onde foi muito citada a situação dramática das pessoas transexuais e travestis, para quem o mercado de trabalho só reserva a prostituição. Então, neste mês de maior visibilidade LBGTQIA+, temos que apresentar propostas concretas de inserção no mercado de trabalho”, argumenta o diretor de Relações do Trabalho do SINSERPU-JF, Rodrigo do Valle Batista (foto, no evento citado). “Mecanismos para que as pessoas sejam empreendedoras, tenham acesso aos programas de governo de apoio ao empreendedorismo e, acima de tudo, a proposta de criar cotas para os transexuais e travestis nos concursos para os empregos públicos em todas as áreas – com possibilidade de expandir essa medida para as empresas privadas”, exemplifica. “Isso dará uma maior qualidade de vida e com certeza vai aumentar o orgulho das pessoas”, finaliza o diretor do Sindicato.
Junho foi escolhido como o mês do orgulho gay porque nesta data, mais precisamente na noite/madrugada de 28 para 29 de junho de 1969, um grupo de homossexuais frequentadores de um famoso bar em Nova Iorque, cansado da discriminação, se recusou a ser revistado pela polícia, iniciando um confronto que durou cerca de quatro horas – o que gerou protestos paralelos e apoios importantes em várias partes do mundo.
Em Juiz de Fora, para celebrar o Dia, comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo, será realizada entre os dias 26 e 30 de junho várias atividades gratuitas, na “Primeira Semana do Orgulho LBTTQIAPN+”, com palestras, rodas de conversa, palestra, exibição de filmes e festas – na Praça Antônio Carlos, centro da cidade.
Para orientar e ajudar as vítimas de assédio sexual, o SINSERPU-JF apoia e divulga a campanha [...]
Hoje, quinta-feira (21 de novembro), a CONFETAM/CUT – entidade da qual o SINSERPU-JF é [...]
Reunidos em Assembleia na noite desta terça-feira (19 de novembro), o Conselho Municipal de [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!