Neste sábado (22 de junho), segundo dia da 2ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, os representantes do SINSERPU-JF no evento integraram, pela manhã, grupos de trabalho distintos: a presidenta Deise Medeiros e o diretor de Base Luciano Ferreira de um lado; o diretor de Saúde Anderson Luiz Gonçalves “Andinho” do outro. Os integrantes dos dois grupos foram instados a discutir, basicamente, “os desafios presentes na luta social por um trabalho no SUS” e as “ações necessárias para garantir mesas de negociações e comitês de equidade e ampliar a participação social nos debates” sobre o tema.
Para Anderson Gonçalves, a Conferência, desde o primeiro dia (ontem/21 de junho), se constitui em um espaço democrático para a construção de um diálogo enriquecedor e amadurecido, que colabore para o fortalecimento do SUS. “É o tempo do debate para mostrar também os esforços do trabalhador para seu reconhecimento e valorização da gestão municipal de levar saúde de qualidade à nossa população. Com uma tabela SUS que impõe às gestões municipais grandes desafios para garantir que a Atenção Básica chegue ao nosso usuário, com humanização, qualidade e valorização do serviço dos profissionais que estão na ponta da lança levando saúde pública de qualidade”, argumentou o sindicalista.
Anderson Gonçalves “Andinho” acrescentou no debate uma visão solidária da profissão: “Precisamos ser vistos como profissionais que lutam pela vida. Lutamos para salvaguardar vidas e amores de quem não conhecemos, no momento que deixamos nossas famílias para poder cuidar de quem muitas das vezes jamais vimos na vida. Precisamos dos mesmos cuidados quando estamos doentes também – e isso, infelizmente, não acontece. Merecemos respeito e ser valorizado como a profissão que salva o que se tem de mais importante, a saúde e a vida”.
Nas atividades desta manhã, Anderson Gonçalves, que representa o SINSERPU-JF no Conselho Municipal de Saúde, participou do grupo que discutiu “Integração na Formação e Tecnologia no Sistema Local do SUS”, com defesa de ideias no âmbito municipal (“integrar as tecnologias – sistema informação das escolas aos sistemas de informação do SUS – ampliando assim o alcance na assistência ao usuário”), estadual (“uma maior integração do ensino/serviço/comunidade utilizando a tecnologia das escolas como instrumento de capacitação do profissional de saúde – espaço de aprendizado”) e federal (“fim da PEC do teto de gastos no SUS”).
A partir das 14h deste sábado acontece a Plenária Final, seguida da eleição dos delegados para a etapa estadual da Conferência.
O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]
A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]
Para orientar e ajudar as vítimas de assédio sexual, o SINSERPU-JF apoia e divulga a campanha [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!