O SINSERPU-JF parabeniza, neste 3 de setembro, cada representante da Guarda Civil, reconhecendo a sua vital importância no dia a dia das cidades, na manutenção da segurança e da ordem pública no município. A data é comemorada desde 1966, quando foi instituída pelo então presidente Castelo Branco.
Além dos merecidos parabéns, o SINSERPU-JF aproveita a data para lembrar que a categoria possui reivindicações históricas, que passam, inicialmente e principalmente, pela valorização profissional.
A História da Guarda Civil no Brasil remonta ao aparecimento das instituições de força policial no país, a partir da criação, em 1775, do Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais. Os moldes atuais foram definidos na Constituição de 1988, Artigo 144, parágrafo 8º: “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei” – e aprimorados no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014).
Ao longo dos anos, as corporações foram ganhando cada vez mais relevância no cotidiano da sociedade, com atuações efetivas na proteção dos cidadãos. E o SINSERPU-JF defende, não apenas neste dia festivo, o fortalecimento dos guardas civis e um reconhecimento maior.
O DIA DO TRABALHO é uma oportunidade de celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da [...]
O Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (Primeiro de Maio), não vai passar em branco. [...]
A Comissão interna dos Técnicos de Nível Médio (TNM) foi escolhida na tarde [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!