Notícias


Img 20240907 Wa0001
07/09/2024

SINSERPU-JF protagoniza o “Grito dos Excluídos” de Juiz de Fora

O SINSERPU-JF, atendendo ao chamado da CUT nacional e dando continuade ao seu trabalho de representação das insatisfações da categoria dos servidores públicos municipais e suas diversas carreiras, até então “desprezadas” pela administração municipal, marcou presença decisiva para que o ato do “Grito dos Excluídos”, na manhã deste sábado (feriado de sete de setembro), não passasse em branco. E deu ao tradicional Ato um tom de protesto pelo confisco das aposentadorias e de cobranças por um serviço público de qualidade.

No primeiro caso, o protesto antecedeu o “Grito”, pois o Núcleo dos Aposentados do SINSERPU-JF vem divulgando, desde o final de agosto, um folder endereçado principalmente aos aposentados, às voltas com o “confisco de suas aposentadorias” previsto na EC/Emenda Constitucional 103/19 (Reforma da Previdência) e em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). “Estamos atentos e indignados com essa injustiça cometida contra aqueles que mais merecem respeito. Vamos ficar em vigília, ate que essa ameaça seja afastada”, avisou a presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros.

Nesta luta, o SINSERPU-JF conta com o apoio decisivo da AMETA (Associação dos Servidores Públicos de Juiz de Fora) que levou ao Ato cartazes sobre o tema e ajudou na divulgação e distribuição do folder que explica os principais tópicos do “confisco das aposentadoria”: que a EC 103/19 aumentou o cálculo da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas, e a alíquota pode chegar agora a 22% dos proventos; que esses descontos nos salários atingem inclusive os aposentados com doenças capacitantes; e que o percentual dessa alíquota é maior para aposentados com menores salários.

No outro mote dos protestos, O SINSERPU-JF mais uma vez criticou a precarização e uma progressiva privatização do serviço público (que prejudica toda a sociedade), defendendo um serviço público de qualidade, pediu o fim do assédio moral, pregou o respeito às mulheres e reivindicou seleção competitiva interna.

“O lema do ‘Grito’ é ‘Quem se importa com todas as formas de vida?’ Nós nos importamos, genuinamente, o tempo todo. Com as mulheres que sofrem assédio diariamente; com os servidores e suas condições de trabalho; com a precarização das atividades e com as aposentadorias, que estão em risco”, discursou Deise Medeiros.

Além do SINSERPU-JF e da AMETA participaram do “Grito dos Excluídos” o SINDACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias) e representantes da CUT e de partidos políticos.

 


Outras notícias

21/11/2024
SINSERPU-JF apoia e divulga campanha da CONFETAM/CUT contra o assédio sexual

Para orientar e ajudar as vítimas de assédio sexual, o SINSERPU-JF apoia e divulga a campanha [...]

21/11/2024
Entenda as mudanças propostas na forma de contratação dos servidores públicos, em plenária online na tarde desta quinta-feira

    Hoje, quinta-feira (21 de novembro), a CONFETAM/CUT – entidade da qual o SINSERPU-JF é [...]

21/11/2024
Com voto contrário do SINSERPU-JF, Conselho Municipal de Saúde rejeita orçamento da PJF de 2025 para o setor

     Reunidos em Assembleia na noite desta terça-feira (19 de novembro), o Conselho Municipal de [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!