Aconteceu de novo. Um médico que atua na UBS do Bairro Santa Luzia foi ameaçado de agressão por um usuário na tarde desta segunda-feira (9 de setembro). “Não foi a primeira vez e a gente teme que, infelizmente, não seja a última. Há tempos o SINSERPU-JF vem alertando às autoridades da secretaria de Saúde – inclusive colocando o assunto em diversas reuniões – sobre a falta de segurança, as fragilidades no ambiente de trabalho e os riscos enfrentados pelos trabalhadores”, observou o diretor de Saúde do SINSERPU-JF, Anderson Luís Gonçalves “Andinho”, que foi ao local imediatamente, para prestar solidariedade ao servidor, acompanhado da conselheira fiscal, Vera Lucia Daniel, e a diretora da diretora Administrativa do Sindicato, Denise Medeiros – os dois primeiros na foto.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o agressor exigiu que o médico “atendesse imediatamente” um paciente, senão ele “quebraria tudo (na unidade) e depois partiria (o médico) ao meio”, finalizando com um “e te mato”. Consta também nos documentos a versão, corroborada por testemunha, que o médico em nenhum momento deixou de prestar socorro ao paciente em questão, inclusive citando a necessidade de encaminha-lo à UPA.
Anderson Gonçalves observou ainda uma característica que pode estar na origem da injusta agressão ao profissional: “Nada justifica a violência e a intolerância, mas muitos usuários ficam nervosos por acreditar que as UBS com os horários estendidos têm estrutura para atender como uma UPA, mas o próprio nome (unidade básica) informa que não há suporte para atendimentos avançados”. De qualquer forma, o SINSERPU-JF repudia o acontecido, se solidariza com a vítima e com os demais servidores (atingidos indiretamente e psicologicamente) e mais uma vez pede providências à Administração Municipal, para que fatos dessa natureza não se repitam.
Os casos anteriores foram mais graves: agressões a médicos nas UBS dos bairros Vila Esperança e Vale Verde, com depredação da unidade, e a uma profissional de enfermagem, agredida fisicamente, na UBS Linhares, com relatos de casos parecidos e recentes na Regional Leste – ocasiões em que o SINSERPU-JF prestou solidariedade aos envolvidos e se reuniu com o secretário municipal de Saúde, pedindo providências para diminuir o impacto negativo na vida dos profissionais atingidos.
Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]
O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]
A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!