Dia da Democracia
Neste 25 de outubro, “Dia da Democracia”, o SINSERPU-JF reverencia e saúda o sistema político que “emana do povo e em seu nome será exercido”.
O Dia e o conceito, no entanto, merecem reflexões:
“No Brasil, o caminho para um sistema totalmente democrático passa por um lento processo em construção, permeado por lutas, privilégios e disputas de grupos interessados em manter ou conquistar vantagens.
No contexto latino-americano, o Brasil ocupa uma posição intermediária em relação à classificação democrática, listado como uma “democracia imperfeita”.
O país apresenta um processo eleitoral robusto, notavelmente respaldado pelo uso das urnas eletrônicas. No entanto, enfrenta desafios significativos em relação ao funcionamento do governo e à cultura política.
É preciso reconhecer que partir da Constituição de 1988, considerada um marco significativo na história do país, ao estabelecer direitos fundamentais, separação de poderes e garantias democráticas, avanços foram registrados.
Embora a jornada seja lenta e sujeita a retrocessos, o Brasil demonstrou capacidade de superar os obstáculos e fortalecer suas instituições.
Dentre os principais desafios destacamos o fortalecimento do tecido democrático e a construção de uma nação mais justa e igualitária, superando as desigualdades sociais e econômicas.
Destacamos também a promoção de uma cultura política mais saudável e a garantia de liberdades civis.
Por fim é preciso que haja mais empenho da sociedade e dos governos para que possamos avançar no processo democrático brasileiro, sair de uma ”democracia imperfeita” para uma “democracia plena”.
Deise Medeiros, presidenta do SINSERPU-JF