SINSERPU-JF garante duas vagas para a Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador
Com a diretora Administrativa Denise Medeiros e o diretor de Base Luciano Ferreira, o SINSERPU-JF garantiu representação na Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, em Juiz de Fora. Eles foram eleitos delegados para o evento da região, no último sábado (12 de abril), no encerramento da etapa municipal da Conferência – na qual o SINSERPU-JF se fez presente também com outros três diretores: Adalberto de Assis Júnior, Anderson Luís Gonçalves “Andinho” e Rodrigo Reis.
No sábado, antes da eleição dos delegados, os representantes do SINSERPU-JF participaram dos grupos que discutiram os três eixos temáticos da Conferência: “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, “As Novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e “Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”.
Ao final, Denise Medeiros fez um balanço das atividades: “Durante os quatro dias da Conferência, a temática da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) foi amplamente debatida, com foco na necessidade de fortalecer e efetivar suas diretrizes no âmbito local, estadual e federal. O debate contou com a participação de trabalhadores da saúde, usuários, gestores, representantes sindicais e membros da sociedade civil organizada, reafirmando o compromisso com a defesa da saúde como direito universal e com a valorização do trabalho digno”.
A presidenta do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, enfatizou a importância dessa futura participação. “Nossa presença na Conferência Macrorregional garante a representatividade dos trabalhadores, e mais que isso: garante a democracia nas discussões daquilo que interessa, que é o atendimento efetivo ao usuário. A entrega pelos trabalhadores de um bom serviço à sociedade perpassa pelas discussões que são feitas nas políticas de saúde, e nesses espaços é que se estabelecem esses debates pela valorização do trabalho”.