Diretora do SINSERPU-JF vai representar Juiz de Fora na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora
A diretora Administrativa do SINSERPU-JF Denise Medeiros foi eleita para representar Juiz de Fora, no segmento “trabalhador”, na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 12 de junho. Ela já participou da etapa municipal, entre os dias 9 e 12 de abril, ao lado de outros integrantes da diretoria do Sindicato, e da Conferência Macrorregional, no último final de semana, juntamente com o diretor de Base do SINSERPU-JF, Luciano Ferreira da Cruz (fotos).
Nesta etapa regional, que contou com participantes de nove microrregiões do Estado (Além Paraíba, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina/Cataguases, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont, São João Nepomuceno/Bicas e Ubá), Denise Medeiros e Luciano Ferreira assistiram, na sexta-feira (25 de abril), a palestras sobre o assunto central do evento. No sábado (26 de abril), eles participaram do Grupo que discutiu o segundo, de três, eixos temáticos: “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.
Sobre o tema, Denise Medeiros anotou:
“As transformações no mundo do trabalho, impulsionadas pela globalização, avanços tecnológicos e novas formas de organização produtiva, trouxeram profundas mudanças nas relações de trabalho. Modelos como o trabalho remoto, o trabalho por aplicativo e a terceirização ganharam força, flexibilizando jornadas, contratos e locais de trabalho.
Essas novas dinâmicas, embora ofereçam maior autonomia para alguns, também geram precarização, insegurança e aumento da sobrecarga emocional e física para muitos trabalhadores e trabalhadoras. O enfraquecimento dos vínculos formais e das proteções trabalhistas impacta diretamente a saúde, aumentando os casos de ansiedade, depressão, distúrbios osteomusculares e doenças relacionadas ao estresse.
Diante desse cenário, é fundamental fortalecer políticas públicas de proteção social, ampliar o acesso a serviços de saúde ocupacional e promover condições dignas de trabalho para garantir a saúde integral dos trabalhadores e trabalhadoras”.