FESERP MINAS ALERTA:
Coronavírus
O servidor público no grupo de risco!
Toda a humanidade está assustada com a pandemia do Coronavírus e, por meio da imprensa, a todo momento, tomamos conhecimento do grau de risco e das consequências terríveis dessa doença.
As autoridades iniciaram as medidas de precaução e passam para a população as orientações para evitar a contaminação, mas ninguém está imune, e todo cuidado é pouco, no sentido de se prevenir. Assim como toda categoria de trabalhadores, os servidores públicos estão no grupo de risco, sejam eles das áreas administrativas, operacionais, educação, segurança, limpeza e, principalmente, os servidores que exercem suas funções no setor da saúde, pois serão eles a dar o primeiro atendimento às pessoas infectadas.
A Feserp Minas representa os servidores municipais do estado de Minas Gerais e, nesse sentido, faz um alerta:
* O que as prefeituras através de seus gestores estão fazendo para orientar os servidores públicos?
* Quais medidas que já foram ou que serão tomadas?
* As administrações municipais já estão promovendo reuniões com os servidores públicos para passar orientações?
* Equipamentos e materiais de proteção serão disponibilizados para os servidores em sua total abrangência?
A realidade mostra que a maioria dos municípios de Minas Gerais, assim como de todo Brasil, passa por crises financeiras, e os servidores públicos municipais, em sua grande e expressiva maioria, recebem baixos salários e exercem suas funções em ambientes insalubres, com precárias condições de trabalho. Esta dura realidade mostra que os servidores não terão recursos para adquirir materiais de uso pessoal para se prevenir da contaminação, caso os administradores não vierem assumir o seu papel de gestor. As péssimas condições de trabalho e os ambientes insalubres são facilitadores da proliferação do vírus.
A Feserp Minas faz este alerta e cobra dos gestores a elaboração de um plano de emergência que vise a orientar, preparar, e dar condições de segurança para que os servidores públicos possam prestar, dentro do possível, um serviço de qualidade para a população que, neste momento, está fragilizada e apavorada com esta pandemia.
Se o servidor público, que será o primeiro a dar acolhimento às pessoas infectadas, não for preparado e orientado, o que será da população?
Neste momento, a solidariedade e a união têm que prevalecer para enfrentarmos este momento difícil.
A Feserp Minas se coloca à disposição das autoridades e da população para o que for preciso. Nosso alerta está no sentido de sermos eficazes no combate a pandemia do Coronavírus e no atendimento à população!
Cosme Ricardo Gomes Nogueira
Presidente da Feserp Minas
Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]
O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]
A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!