Desde o início do novo sistema de transporte coletivo, com a migração para o cartão Moov, vários servidores beneficiados com o vale transporte, disponibilizados pela Prefeitura, procuraram o SINSERPU-JF para registrar reclamações. As queixas principais dizem respeito ao excessivo tempo de espera por atendimento na agência da ASTRANSP (na Rua Espirito Santo), falta de informações quanto ao valor do crédito disponibilizado, as dificuldades burocráticas de recarregar o cartão com os valores devidos e de direito do trabalhador, em sua totalidade, e queda do sistema de informática no local – que obriga os usuários a, depois de horas na fila, retornarem no dia seguinte.
Diante disso, O SINSERPU-JF se reuniu com o Departamento Jurídico da ASTRANSP na última terça-feira (23 de julho). Na ocasião, os representantes do Sindicato Alexandre Crepaldi “Chaves” (diretor financeiro) e Denise Medeiros (diretora administrativa) solicitaram informações sobre o sistema, em busca de soluções para as queixas apresentadas pelos servidores – e uma segunda reunião aconteceu na sexta-feira (26 de julho), com Nívea Pontes e Rodrigo Reis, dos departamentos jurídico e operacional da empresa (foto).
Entre uma reunião e outra, mais precisamente 24 horas depois do primeiro encontro (na quarta-feira, 24 de julho, portanto), a ASTRANSP, compreendendo os argumentos do SINSERPU-JF, estendeu os horários para as trocas do cartão do vale transporte – até às 22h, de segunda a sexta-feira, e incluiu atendimento aos sábados (a partir de 27 de julho) – Veja abaixo o folder/comunicado da empresa.
E quinta-feira (25 de julho), a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou, em seu site oficial, a cessão do espaço das unidades do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) para que a ASTRANSP descentralize os serviços relativos ao cartão Moov (expediente iniciado na segunda-feira/29 de julho).
“A única intenção do Sindicato é evitar que os trabalhadores, não só servidores públicos mas toda a sociedade que necessita do transporte público municipal, tenham constrangimentos e dificuldades na hora de usufruir de seus direitos. Esperamos que mais medidas sejam tomadas até que todas as dificuldades e dúvidas sejam devidamente sanadas”, afirmou Alexandre Crepaldi. “É importante frisar que o usuário do sistema dispõe de todas as informações necessárias para tornar o seu atendimento menos desgastante, inclusive podendo resolver muitas questões sem a presença física na agência”, complementou o sindicalista.
Na reunião da última sexta-feira, para esclarecer de vez todas as dúvidas sobre o sistema, os representantes do SINSERPU-JF fizeram uma série de indagações, que foram respondidas, posteriormente e por escrito, pela ASTRANSP – Veja abaixo:
1 -Por que ainda fica retido crédito mesmo com o novo cartão? Nesse caso, por que o usuário tem que retornar à agência pra recarregá-lo?
A Astransp, associação que congrega as empresas de transporte de passageiros de Juiz de Fora, tem como prerrogativa (por delegação das associadas), além do controle de GPS e gerenciamento do transporte de apoio, o gerenciamento do vale transporte, através do sistema da bilhetagem eletrônica;
A bilhetagem eletrônica foi implantada, em 2008.
Agora a Astransp está substituindo a empresa até então responsável pela bilhetagem eletrônica por uma outra empresa, com instalação de equipamentos modernos, melhor tecnologia e novas ferramentas.
Em razão da mudança da empresa responsável pelo programa e banco de dados, houve necessidade de confecção de novos cartões magnéticos, MOOV.
Com o cartão MOOV a recarga é embarcada e, portanto, não há necessidade comparecimento aos postos de atendimento para este fim.
Não haverá retenção de crédito do cartão anterior, porventura existente e não usado até a retirada do validador antigo, mas aquele poderá ser transferido conforme critério e programa da empresa anterior.
2-Todas as recargas mensais serão automáticas a partir da implantação do novo sistema?
As recargas agora serão embarcadas
3- Qual o critério de utilização do benefício? Há alguma previsibilidade de utilizá-lo senão individualmente e somente no coletivo urbano?
R- O cartão substituído deixará de ser usado, a partir da confecção e recarga do novo.
Quem ainda não tiver o cartão MOOV poderá utilizar o cartão antigo até a retirada dos validadores antigos;
Somente pode ser usado nos ônibus.
4 -Quais medidas estão sendo tomadas para que diminua o tempo de espera no atendimento?
Algumas medidas já foram tomadas, inclusive após a primeira reunião realizada com os diretores do SINSERPU, para atender à demanda.
Com efeito, houve ampliação dos horários e dias de atendimento: durante a semana, o atendimento foi estendido até as 22 horas, com distribuição de senhas até as 19 horas; e, aos sábados, das 08 às 14 horas, com distribuição de senha até as 11 horas;
Também já é possível realizar recarga do Moov nos Espaços DIGA, tendo sido criada a opção de recarga nos DIGAs, com atendentes MOOV em Cesama. Centro, Benfica (zona norte), Santa Luzia (zona sul), Santa Terezinha (zona nordeste) e São Pedro (zona oeste).
A partir da presente data, também foi ampliado o serviço Moov nas Unidades do DIGAs, que agora também incluirá a Unidade do Moinho (Francisco Bernardino).
5-A ASTRANSP pretende disponibilizar um serviço totalmente virtual aos usuários?
Há vários serviços virtuais, como a compra de crédito, por exemplo, que pode ser feita pela loja Virtual da Astransp-MOOV e também pelo chatbot wathsapp.
6-Qual a relação operacional entre a ASTRANSP, o consórcio das empresas de transporte urbano e a PJF?
A Astransp congrega as empresas de transporte de passageiros de Juiz de Fora, que, por sua vez, integram o Consórcio Via JF, atual concessionário do serviço público de transporte de passageiros de Juiz de Fora.
A relação da Astransp com a PJF é comercial, mantendo contratos com esta para a venda (exclusiva) de vale transporte para os servidores.
A relação do Consórcio Via JF com a PJF é contratual, mantendo o contrato de concessão para exploração do serviço de transporte.
7- -Que tipo de operação é possível fazer virtualmente?
R- Criação de conta, inclusão de trabalhador, solicitação de cartão VT, compra de crédito, cancelamentos, etc.
8 -A ASTRANSP pretende implantar um app pra consulta de saldo?
R- Está sendo estudado a criação/inclusão dessa ferramenta, para uso exclusivo do titular do cartão.
9- Quem tem 8.000,00 e foi disponibilizado 3.000,00, vai continuar tendo o saldo retido depois de 31/12?
Se não houver o uso no tempo restante (de instalação do validador antigo), o crédito poderá ser transferido, conforme mecanismo do sistema do programa de bilhetagem, de modo que não justifica essa corrida para a imediata transferência.
10- Quantas passagens podem passar na roleta, simultaneamente, e qual o intervalo pra próxima utilização?
No caso e vale transporte (há outras modalidades de cartão), pode passar até 08 vezes por dia simultaneamente.
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