É nesta terça-feira a conferência virtual sobre saúde da CONFETAM/CUT – para fortalecer o SUS
A CONFETAM/CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal), entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, realiza nesta terça-feira (13 de agosto), a sua 1ª Conferência Livre de Saúde, um evento que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o diálogo sobre a valorização dos trabalhadores da saúde. Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência abordará, entre outros pontos, o papel da carreira como um instrumento de efetivação do trabalho decente no SUS. O evento será em formato virtual, através do aplicativo Zoon, das 18h às 21h30 – vários diretores SINSERPU-JF vão participar.
A 1ª Conferência Livre de Saúde da CONFETAM/CUT será um espaço para a construção coletiva de propostas em busca da valorização e o fortalecimento dos trabalhadores do SUS em todo o Brasil. Irene Rodrigues, secretária de Políticas Públicas e Sociais da CONFETAM/CUT, destacou a importância do debate sobre a carreira no SUS. “A carreira do SUS é lei desde 1990, mas qual carreira que queremos? Este debate precisa estar na pauta das trabalhadoras e trabalhadores do SUS. É muito importante que todos se mobilizem para juntos construirmos uma proposta que, de fato, valorize o trabalho os trabalhadores do SUS”.
Atualmente, o SUS emprega mais de 3 milhões de profissionais em todo o Brasil, sendo que 75% desse contingente é composto por mulheres, 47% possuem curso superior, e a faixa etária média é de 40 a 44 anos. Técnicos em enfermagem lideram em número, totalizando 769.203 profissionais distribuídos por todas as regiões do país.
Oldack Cezar, secretário de Saúde do Trabalhador(a) da CONFETAM/CUT, reforçou a relevância da conferência para todos os servidores municipais. “Todos os servidores municipais de todo o país clamam por valorização e respeito aos profissionais, e principalmente pela implantação de uma carreira em todo o território nacional, seja na saúde, educação ou meio ambiente”, destaca.
No contexto atual de pós pandemia de Covid-19, que agravou a precariedade no mercado de trabalho e intensificou as vulnerabilidades dos trabalhadores, a Conferência Livre visa repensar e valorizar a força de trabalho do SUS, sendo espaço importante para a construção coletiva de propostas. A iniciativa está em sintonia com a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), que será realizada em dezembro entre os dias 10 e 13. em 2024, mobiliza todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde e na revisão dos processos de formação dos profissionais do setor.
Com informações do site da CONFETAM-CUT