Notícias


Vera E Andinho
11/09/2024

SINSERPU-JF se solidariza e acompanha caso do servidor ameaçado de agressão por usuário na UBS de Santa Luzia

Aconteceu de novo. Um médico que atua na UBS do Bairro Santa Luzia foi ameaçado de agressão por um usuário na tarde desta segunda-feira (9 de setembro). “Não foi a primeira vez e a gente teme que, infelizmente, não seja a última. Há tempos o SINSERPU-JF vem alertando às autoridades da secretaria de Saúde – inclusive colocando o assunto em diversas reuniões – sobre a falta de segurança, as fragilidades no ambiente de trabalho e os riscos enfrentados pelos trabalhadores”, observou o diretor de Saúde do SINSERPU-JF, Anderson Luís Gonçalves “Andinho”,  que foi ao local imediatamente, para prestar solidariedade ao servidor, acompanhado da conselheira fiscal, Vera Lucia Daniel, e a diretora da diretora Administrativa do Sindicato, Denise Medeiros – os dois primeiros na foto.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, o agressor exigiu que o médico “atendesse imediatamente” um paciente, senão ele “quebraria tudo (na unidade) e depois partiria (o médico) ao meio”, finalizando com um “e te mato”. Consta também nos documentos a versão, corroborada por testemunha, que o médico em nenhum momento deixou de prestar socorro ao paciente em questão, inclusive citando a necessidade de encaminha-lo à UPA.

Anderson Gonçalves observou ainda uma característica que pode estar na origem da injusta agressão ao profissional: “Nada justifica a violência e a intolerância, mas muitos usuários ficam nervosos por acreditar que as UBS com os horários estendidos têm estrutura para atender como uma UPA, mas o próprio nome (unidade básica) informa que não há suporte para atendimentos avançados”. De qualquer forma, o SINSERPU-JF repudia o acontecido, se solidariza com a vítima e com os demais servidores (atingidos indiretamente e psicologicamente) e mais uma vez pede providências à Administração Municipal, para que fatos dessa natureza não se repitam.

Os casos anteriores foram mais graves: agressões a médicos nas UBS dos bairros  Vila Esperança e Vale Verde, com depredação da unidade, e a uma profissional de enfermagem, agredida fisicamente, na UBS Linhares, com relatos de casos parecidos e recentes na Regional Leste – ocasiões em que o SINSERPU-JF prestou solidariedade aos envolvidos e se reuniu com o secretário municipal de Saúde, pedindo providências para diminuir o impacto negativo na vida dos profissionais atingidos.


Outras notícias

22/11/2024
Após cobrança do SINSERPU-JF, Prefeitura promete pagar precatórios até 30 de dezembro

Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]

22/11/2024
Servidor do DEMLURB é homenageado na Câmara Municipal de Juiz de Fora

O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]

22/11/2024
CONFETAM/CUT lança Campanha Salarial 2025 dos servidores públicos municipais

A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]

Nossos Convênios

Confira todos os convênios participantes e aproveite!