Reunidos em Assembleia Geral Extraordinária, na noite desta quinta-feira (7 de novembro), os servidores aprovaram, por unanimidade, a pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2025. O documento tem 22 itens, com destaque para ticket alimentação de R$ 700 (sem perdas de qualquer natureza por conta da assiduidade) e uma maneira inovadora de requerer reajuste salarial – Veja a integra da Pauta:
Pautas SINSERPU-JF – Consolidadas
Nessa questão financeira, a Assembleia aprovou um pedido de reajuste de 9,42 % – 4,42 % do IPCA, obrigatório, mais 5% de ganho real. Com esse patamar de reajuste, a Prefeitura de Juiz de Fora gastaria menos de 54% com pessoal e ficaria dentro do limite prudencial previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) – e não poder ultrapassar esse limite sempre foi usado como “desculpa” pelas administrações municipais para não conceder reajustes.
E a novidade não para por aí. Esse patamar (4,42% + 5%) é a realidade de hoje, com base no IPCA oficial acumulado e no balanço quadrimestral da Prefeitura de Juiz de Fora divulgado em agosto. Nada impede que no próximo balanço, em dezembro, os números sejam outros – e a Assembleia de ontem autorizou o Sindicato a “refazer” o pedido de reajuste salarial. “Fizemos e faremos exercícios com as contas da PJF”, resumiu o vice-presidente do SINSERPU-JF, Weber Wagner, que ainda explicou: “esse patamar é uma realidade ainda apertada com os dados disponíveis hoje, mas há uma perspectiva de melhoria para o primeiro quadrimestre do próximo ano, que será comparado com os primeiros quadrimestres dos anos anteriores desse mandato. Os servidores sabem que para ter acesso a alguma melhoria ele tem que ser colocado no orçamento, como costuma dizer nosso chefe de Estado, o mesmo tem que ser realizado aqui na ponta e o SINSERPU-JF lutará para que isso seja realizado”.
Para a presidente do SINSERPU-JF, Deise Medeiros, esse novo sistema é bem real. “Em várias das campanhas salariais do passado, o pedido de reajuste era invariavelmente de 10%, sem nenhum estudo. Agora vamos trabalhar com números reais. Não adianta vender terreno na lua”.
Agora há estudos. Não só nessa questão do índice. Outro exemplo: quando explicava os itens da pauta referentes a concurso e novas letras no quadro de progressões de carreira, Deise Medeiros revelou um dado impressionante: “apenas 53,28% dos cargos públicos na PJF estão ocupados”.
A Assembleia, com uma presença significativa, como há muito não se via, teve ainda outros aspectos inovadores, da dinâmica na participação dos servidores ao levantamento completo das reivindicações, por categoria (feito por Weber Wagner). Ao todo, três sindicatos (SENGE, SEEMG e SINARQ), seis associações (Agentes de Trânsito, AGMJF, AMEC, AMETA, AMMEP e Assistentes Administrativos) e 14 coletivos (Aposentados, Assistentes de Atendimento ao Público, Assistentes Sociais, Auditores Fiscais, Auxiliares de Saúde Bucal, Conselho Tutelar, DID, Enfermeiros – TNS, Operadores de Máquinas, Oriundos AMAC, Psicólogos, TNM – Edificações e Geólogo, TNM – Laboratório e Vigias da Funalfa) confiaram suas pautas específicas ao SINSERPU-JF – além das reivindicações dos trabalhadores do DEMLURB e da EMPAV. Todos esses documentos serão protocolados na Prefeitura juntamente com a Pauta Geral aprovada nesta quinta-feira.
Após o SINSERPU-JF requerer à Prefeitura, em ofício, a adoção de medidas para quitação de todos [...]
O servidor do DEMLURB Gilson Antônio de Castro (conhecido no Departamento como “Ratinho”), recebeu, na noite [...]
A CONFETAM/CUT, entidade da qual o SINSERPU-JF é filiado, deu início, nesta quinta-feira (21 de novembro), [...]
Confira todos os convênios participantes e aproveite!