Diretor de Base do SINSERPU-JF será homenageado no evento que celebra os 33 anos do CMDCA
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/JF) no biênio 2009/2010, o atual diretor de Base do SINSERPU-JF Wesley Barbosa será um dos homenageados no evento que comemora os 33 anos de criação do Conselho – amanhã (quinta-feira/27 de março), no auditório da seção juiz-forana da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil (Avenida dos Andradas, 696, Morro da Glória).
“Serão homenageados 28 ex-presidentes, inclusive os dois já falecidos e a primeira presidenta do Conselho, Vania Xavier, hoje com 83 anos”, informou Wesley Barbosa. “Na minha gestão tivemos a oportunidade de, entre outras coisas, organizar o Conselho de forma técnica e administrativa, dotando-o de uma secretaria executiva, então inexistente, e de um técnico administrativo”, completou ele.
Confira a programação do evento que, segundo o atual presidente do CMDCA/JF, Luciano Franco Ribeiro, tem o objetivo de “celebrar o pioneirismo dos 33 anos de existência do Conselho em Juiz de Fora”, além de prestar uma homenagem “àqueles que por ele passaram e contribuíram significativamente para a construção dessa política”.
9h40 – Abertura
9h50 – Apresentação do vídeo “A política da criança e do adolescente – o passado, o presente e o futuro”
10h – Palestra com a coordenadora da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Zona da Mata e Promotora de Justiça Drª Mayra Conceição Silva. Tema: “A importância do CMDCA na política pública da criança e do adolescente em Juiz de Fora – avanços e desafios”
10h40 – composição da mesa para entrega dos certificados de homenagem para ex-presidentes do CMDCA e pessoas que contribuíram com o trabalho.
Criado pela Lei Municipal nº 8056/92, o CMDCA é, por definição, um “órgão normativo, consultivo, deliberativo e controlador da Política de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em todos os níveis”. Vinculado administrativamente à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) é composto por 24 conselheiros (12 titulares e 12 suplentes), oriundos da sociedade civil e do poder público municipal.